domingo, 15 de abril de 2012

Ter o conhecimento e ser contra determinado grupo é preconceito?

Não!
Nesses termos, não é preconceito não.
Em hipótese alguma.

É moda hoje em dia, qualquer coisa que você diga, ou qualquer posicionamento que você tenha, aparecem gente de todos os lados, e de origens que você nunca imaginou que viriam, te ofendendo com os adjetivos mais absurdos.

Preconceito é como diz a propria palavra, um PRÉ-CONCEITO, isto é, um CONCEITO formado ANTECIPADAMENTE, pré = prévio = anterior, antes de conhecer alguma coisa ou alguém.

Quando se forma um conceito ANTES de conhecer o assunto, ou o objeto da nossa atenção ou discussão, e passa a tratar ou a julgar esse tema, coisa ou, pessoa de modo equivocado, SEM O DEVIDO CUIDADO, sem a devida atenção, se comete o preconceito.

Mas quando a gente PESQUISA, vai atrás, consulta, ESTUDA, e busca ENTENDER a coisa por vários pontos de vista e fontes diferentes, e COMPREENDEMOS razoavelmente bem o assunto, coisa, ou pessoa, as nossas ações e opiniões deixam de ser preconceituosas, e passam a ser ações e opiniões FUNDAMENTADAS, com base na nossa experiência direta com o tema em discussão.

Sermos contra, ou não gostarmos de determinada corrente ou linha de pensamento, determinadas interpretações, ou não gostar de determinado ritmo ou estilo musical, ou seja lá o que for, NUNCA SERÁ PRECONCEITO quando a pessoa sabe do que está falando.

Preconceito existe somente quando a pessoa em questão NÃO SABE NADA ou sabe muito pouco do assunto, coisa, pessoa, ou o que seja objeto da atenção no momento.

É comum ser tachado de preconceituoso só porque não se gosta de funk, por exemplo.
Já vi gente acusando outras de preconceituosas só porque não gostam de funk.

Ora, o que tem a ver gosto musical com preconceito ?
Preconceito seria se a pessoa NUNCA tivesse ouvido esse estilo, e já julgasse antes de conhecer, dizendo que é um estilo lindo e maravilhoso, ou um estilo repulsivo e de baixo nível cultural e moral.

Tanto faz falar bem ou mal.
Se a pessoa julga e classifica as coisas, ou pessoas ou qualquer tema, tanto como bom ou como mal, SEM CONHECER, ela está agindo ou procedendo com PRECONCEITO.

Acontece que a população incorporou essa palavra no vocabulário cotidiano com um sentido distorcido.
Preconceito no senso comum popular ganhou o sentido de AVERSÃO POR PURA BIRRA.

Então, se você é contra alguém, ou contra alguma coisa, contra algum movimento, ou doutrina, ou interpretação, ou conceito filosófico, espiritual, religioso, ou científico, ou político, seja lá o que for, logo vão dizer que você é PRECONCEITUOSO, porque sentem, acham e acreditam que você é contra por pura rixa, raiva pessoal, aversão injustificada contra o objeto da sua ação.

E assim, nesse espírito, os do povão nos julgam assim, sem entender nossas razões nem nossos pensamentos. Não possuem a mínima condição de entender porque criticamos algo, ou porque discordamos deles.

Querem nos FORÇAR a ser como eles querem que sejamos, e que GOSTEMOS das mesmas coisas que eles, e que tenhamos as mesmas opiniões, ou mesmos gostos, e assim por diante.
É realmente um grande ABSURDO isso tudo.

Se você se mostra contrário ou manifesta seu posicionamento diferente do senso comum, imediatamente será tachado de homofóbico, de nazista, de fascista, machista, retrógrado, medieval, ultrapassado, antigo, canalha, racista, tacanho, burro, ignorante, e coisas assim...

O que mostra o quanto as pessoas estão idiotizadas, imbecilizadas. Perderam completamente o senso das proporções, o senso da razão, o senso de lógica elementar, o senso de bonito ou feio, o senso moral, e enfim o próprio bom senso e o equilíbrio.

Não tem a capacidade de perceber que estão sendo eles mesmos PRECONCEITUOSOS e injustos.

Ser contra algum grupo, ou pessoa em particular, ou contra alguma doutrina, ou conceito, não implica obrigatoriamente em preconceito.
Depende da compreensão e do estudo que a pessoa fez do assunto ou da questão.

Se a pessoa sabe do que está falando, porque procurou saber, e fala com conhecimento de causa e fundamentada nos fatos, e não nas suas rixas e aversões particulares, jamais poderia ser chamada de pessoa preconceituosa.

Acontece que o povo é muito burro e ignorante.
E gente que pensa e que tem personalidade são INCOMODAS para o gado manso e conformado com a doutrinação e com a lavagem cerebral que recebem, sejam em partidos políticos, ou religiões, ou onde quer que seja.

O conselho que dou é: SEJA FIEL a sua consciência e a sua intuição, siga sua vocação pessoal, siga seu caminho, e mantenha o seu propósito de vida.
Não agrida ninguém, e nunca se negue ou se anule pra agradar os outros ou pra mendigar atenção ou aceitação.

O resto é detalhe.

Boa sorte.

Nenhum comentário: